Montanhas de dívidas em movimento

konicz.info, 22.07.2022

O prodigioso mundo dos mercados de obrigações – actualmente muito mais excitante do que gostariam muitos quadros do Estado e da economia financeira

Enfadonhos, monótonos, mortalmente aborrecidos – assim são normalmente os mercados de obrigações dos centros do sistema mundial. Quando o capital precisa de ser estacionado em segurança, quando os fundos de pensões precisam de garantir um retorno seguro, embora baixo, quando as companhias de seguros querem estacionar o seu dinheiro, então o dinheiro flui para obrigações do governo dos EUA ou para obrigações alemãs, que são consideradas a base estável do sistema financeiro mundial, a espinha dorsal da financeirização neoliberal do capitalismo nas últimas décadas.

Para medir este betão sobre o qual foi construído o castelo financeiro neoliberal de cartas nas últimas décadas, o bilião é a unidade de medida adequada: com um volume superior a 22 biliões de dólares, o mercado americano de obrigações soberanas tinha o maior volume mundial no final de 2020, seguido da China (20 biliões) e do Japão (12 biliões).1 A nível mundial, foram negociados títulos no valor de 128,3 biliões de dólares no período em questão, dos quais 68% eram dívida do sector público e 32% dívida empresarial.

Normalmente é mais excitante ver a relva a crescer do que ver os mercados de obrigações do Tesouro dos EUA. Normalmente. O facto de a esfera financeira estar no centro daquilo que é, no mínimo, uma crise invulgar, que está a corroer as suas próprias bases, pode ser aferido precisamente pelo movimento dos mercados obrigacionistas nos EUA e na UE, e numa viagem de montanha-russa que dá cabo dos nervos a pequenos e grandes investidores. Raramente tem havido tanta tensão e acção nos mercados obrigacionistas, que são calmos pelos padrões capitalistas, e que estiveram sob pressão semelhante na UE há cerca de dez anos atrás, durante a crise do euro.

A diferença da taxa de juro, o chamado spread, entre as obrigações da dívida pública alemã e da italiana aumentou acentuadamente nas últimas semanas. Roma tem de pagar taxas de juro mais elevadas pelas suas obrigações do que Berlim, o que ameaça tornar insustentável o enorme peso da dívida da Itália, que é cerca de 150 por cento do PIB – e poderia fazer explodir toda a zona euro.2 O BCE vê-se num beco sem saída devido à inflação galopante e ao peso insustentável da dívida na periferia sul da zona euro, uma vez que teria de aumentar as taxas de juro para combater a inflação e, ao mesmo tempo, baixá-las para manter suportável o peso da dívida na zona monetária.

Nos EUA, os observadores tiveram de olhar ainda mais para trás para encontrar paralelos com as mudanças maciças no mercado da dívida soberana. No mercado das obrigações da dívida pública americana, as chamadas Treasuries, pode ser observada uma rara constelação conhecida como a curva de rendimento inversa,3 que serve como indicador seguro de recessão. Os rendimentos das obrigações de longo prazo, tais como as obrigações do tesouro a 10 anos, caíram abaixo dos rendimentos das obrigações tesouro de curto prazo, tais como as obrigações do tesouro com maturidade de dois anos ou mesmo de três meses.4 Normalmente, as obrigações de longo prazo pagam juros mais elevados do que as de curto prazo para compensar o maior risco.

Se as obrigações de curto prazo são agora consideradas tão arriscadas como as obrigações com prazos de vencimento de dez anos, isto aponta para um grande choque que aí vem, para um surto de crise que se aproxima. Nos últimos 50 anos, esta constelação de mercado sempre precedeu uma recessão. De acordo com o Financial Times (FT), esta curva de rendimento inversa nos mercados obrigacionistas dos EUA é tão pronunciada como foi a última em 2000, quando rebentou a bolha global Dot-Com das acções da Internet e de alta tecnologia.5 Assim, são precisamente os mercados obrigacionistas dos EUA que parecem estar a enviar um sinal seguro de recessão.

Em média, as Treasuries dos EUA, que à semelhança das acções são negociadas à cotação de mercado, perderam cerca de nove por cento do seu valor desde o início do ano,6 o que constitui a maior correcção neste mercado normalmente seguro em cerca de 30 anos. O mercado obrigacionista americano está quase morto, lamentou o Financial Times em meados de Julho,7 uma vez que as obrigações do tesouro de longo prazo de Washington estão agora a ser „evitadas“ por investidores estratégicos como os fundos de pensões, de tal modo que as suas taxas de juro são mais altas do que as das obrigações a 30 anos. Mais uma vez, esta é uma inversão que já está a atrair especuladores como os hedge fonds para o mercado para explorar estas „distorções“ (FT) – e desestabilizar ainda mais o mercado.

Além disso, a queda dos preços das obrigações americanas está também a fazer com que os investidores estrangeiros pensem muito cuidadosamente se as Treasuries de Washington ainda são um investimento à prova de bombas.8 O Japão é agora o maior credor estrangeiro dos Estados Unidos – à frente da China – com os investidores japoneses a deter obrigações americanas no valor de 1,2 biliões de dólares. Como noticiado pela agência noticiosa Bloomberg, as vendas líquidas de obrigações americanas no Japão têm vindo ocorrer há sete meses face à queda dos preços, estabelecendo um novo recorde desde o início dos registos. Diz-se que o maior credor estrangeiro dos EUA vendeu 2,4 mil milhões de dólares de Treasuries só em Maio, com vendas acumuladas de 17 mil milhões de dólares em Abril. Se estas saídas se acelerarem e outros credores estrangeiros de Washington fizerem o mesmo, a Fed poderá ser confrontada com uma verdadeira crise da dívida.

A queda dos preços das obrigações acompanha a subida das taxas de juro, que tendem a aproximar-se do nível das taxas de juro dos bancos centrais. Contudo, os aumentos das taxas de juro da Fed, que supostamente ajudam a combater a inflação, são também acompanhados por um aumento do custo do serviço da dívida soberana. Quanto mais elevadas forem as taxas de juro, maior será o peso dos juros para o Estado. Mesmo na RFA, os custos mais baixos e mais baratos – em relação ao sul da Zona Euro – do serviço das montanhas de dívidas aumentaram quase oito vezes num curto espaço de tempo: de pouco menos de quatro para pouco menos de 30 mil milhões de euros.9 A era das taxas de juro negativas acabou definitivamente, sendo precisamente os mercados obrigacionistas, como explicado acima, que estão a contribuir para a desestabilização da zona monetária devido às crescentes diferenças de taxas de juro entre o centro alemão e a periferia sul da Zona Euro, podendo mesmo rebentá-la no caso de uma escalada de crise.

Nos EUA, as forças de direita dentro do Partido Democrata já exploraram a reviravolta da taxa de juro da Fed para cortar maciçamente nos programas de infra-estruturas e de estímulo económico da administração Biden.10 Não resta nada das floreadas promessas eleitorais de um New Deal Verde financiado a crédito. Os grupos de reflexão conservadores já estão a discutir11 que mesmo os programas de estímulo mínimo de Biden deveriam ser sabotados em toda a linha, porque são pró-inflação e sobrecarregam a classe média. A inflação já subiu para 9,1%, queixou-se a Heritage Foundation, devido à „impressão“ pela Fed de uma incrível quantidade de dinheiro que soma cerca de sete biliões de dólares.

Para além de ignorar os factores ambientais e pandémicos que contribuem para a actual onda de inflação,12 o que é próprio desta crítica conservadora da política monetária frouxa dos últimos anos (e que também foi praticada pela administração Trump), aqui se ignora o simples facto de ter sido precisamente o período historicamente sem precedentes de política monetária expansionista por parte dos bancos centrais que manteve a economia e a esfera financeira a flutuar no contexto de uma gigantesca bolha de liquidez.13 A limitação dos estímulos económicos, como está a acontecer nos EUA, é assim susceptível de aprofundar a recessão que aí vem.

Este beco sem saída da política de crise burguesa,14 no qual os bancos centrais só podem escolher entre recessão e inflação, apenas entre os caminhos concretos para o próximo surto de crise, está agora a ser abertamente abordado pelos quadros dirigentes da indústria financeira. Analistas do Bank of America (BoA) afirmaram numa avaliação de mercado no início de Julho que seria necessária uma „recessão muito profunda“ para conter a inflação.15 „Seria necessário muito tempo“ para „arrefecer o mercado de trabalho“ e conter a „inflação impulsionada pelo custo do trabalho“, disse a previsão do BoA. Em linguagem simples: o desemprego deve aumentar maciçamente para poder deprimir os salários, que aumentaram na era do „dinheiro barato“, geraram procura e exacerbaram a escassez da oferta na pandemia. O „equilíbrio do mercado“ entre a procura e a oferta, que foi abalado pela pandemia e pela crise climática, deverá assim ser restaurado através da pauperização dos assalariados – para que as prateleiras dos supermercados e as montras das lojas repletas possam ser de novo admiradas com tristeza por números miseráveis.

A grande inundação de dinheiro dos bancos centrais, que de facto já abriram amplamente as suas comportas em 2008 após o rebentamento das bolhas imobiliárias nos EUA e na UE e quase já não as fecharam,16 conduziu assim a uma inflação dos preços dos títulos na esfera financeira. E foi precisamente esta economia de bolhas financeiras que proporcionou o „bom“ desenvolvimento económico gerado pelo crédito, que está agora a „sobreaquecer“ em termos inflacionários. É precisamente a inflação dos preços dos objectos especulativos na esfera financeira que constitui o momento central da formação de bolhas. E como foi a liquidez dos bancos centrais com que os mercados financeiros foram inundados que levou à formação desta „inflação dos preços dos títulos“, as pessoas referem-se a esta dinâmica especulativa que agora rebenta como uma bolha de liquidez.

O Financial Times17 discute agora abertamente esta ligação entre a inundação de dinheiro e o boom do mercado financeiro: De acordo com isto, a liquidez injectada nos mercados desde o início de 2020 teve um impacto „duas vezes a duas vezes e meia mais forte“ no desenvolvimento dos mercados bolsistas do que a desanimadora economia. Os investidores estão assim muito mais preocupados com a secagem da liquidez na sequência da reviravolta das taxas de juro do que com as perspectivas de crescimento.

A reviravolta dos bancos centrais nas taxas de juro não está a provocar apenas o movimento de montanhas de dívidas nos mercados obrigacionistas; os mercados bolsistas,18 os mercados cambiais,19 e o mercado imobiliário20 são também afectados. A bolha de liquidez dos bancos centrais, que têm vindo a seguir uma política de taxa de juro zero quase sem interrupção desde 2008 e injectaram biliões na esfera financeira através da compra de títulos, evoluiu de facto para uma bolha-de-tudo, o que promoveu a formação de bolhas em muitas áreas da esfera financeira – até e incluindo os excessos absurdos da especulação-em-enxame com acções-meme como a Gamestop.21

As actuais distorções na esfera financeira, as turbulências em muitos mercados, que parecem tão confusas num olhar rápido, podem certamente ser reduzidas a um denominador comum que torna estas dinâmicas de crise compreensíveis: o denominador da referida bolha de liquidez, que na realidade já foi bombeada pelos bancos centrais desde a crise financeira de 2008. A fim de evitar o colapso da economia após os episódios de crise de 2008 e 2020, os bancos centrais injectaram dinheiro na esfera financeira através da compra de títulos de dívida sem procura, tais como as titularizações hipotecárias ou as obrigações do tesouro dos seus Estados, o que levou a esfera financeira a um longo boom especulativo acompanhado de choques curtos. Esta bolha-de-tudo rebentou após o surto da pandemia e da guerra sobre a Ucrânia, à medida que a liquidez detida na esfera financeira inflacionada flui cada vez mais para a economia „real“, acelerando aí a inflação dos preços, que poderá atingir taxas de crescimento de dois dígitos nos EUA.

A viragem global da política monetária dos bancos centrais – e isto é característico do capitalismo – não está a ocorrer unanimemente numa acção coordenada dos bancos centrais, mas sim em concorrência uns com os outros, o que é expressão da habitual concorrência de crise do capitalismo tardio entre „localizações económicas“. De acordo com o Financial Times, há sinais crescentes de uma „guerra cambial inversa“ entre os bancos centrais, com que a política monetária dos respectivos Estados tenta travar a „importação da inflação“.22 O aumento das taxas de juro pela Fed tem colocado muitos bancos centrais „sob pressão“ para seguirem o exemplo, uma vez que isto faz com que o dólar americano se aprecie contra as moedas de outras áreas monetárias, como a Zona Euro. No entanto, uma desvalorização da moeda torna mais caras as importações, por exemplo de fontes de energia, o que alimenta a inflação. É por isso que o BCE decidiu recentemente aumentar significativamente a sua taxa de juro directora em 0,5%, apesar do atrito dentro da zona euro economicamente dividida,23 para não ficar para trás na corrida de revalorização com os EUA.24

Os bancos centrais dos países concorrentes devem, portanto, seguir o exemplo nesta corrida de revalorização se não quiserem importar literalmente a inflação. Esta guerra monetária é de facto a inversão das corridas de desvalorização que eram comuns na fase final da globalização neoliberal, após o rebentamento das bolhas imobiliárias em 2008.25 Nessa altura, os Estados esforçaram-se por alcançar excedentes de exportação através de desvalorizações monetárias, a fim de exportar literalmente a crise sistémica de sobreprodução de capital segundo o exemplo alemão. Estas corridas de desvalorização, em que a China e a RFA tiveram tanto sucesso, transformaram-se em proteccionismo aberto quando a administração Trump tomou posse.

Até onde podem estas corridas de valorização do banco central, que começaram com o período de inflação, ser agora empurradas? As elites funcionais,26 que se encontram num beco sem saída e estão a iniciar esta corrida de revalorização, estão bem conscientes de que ela trará grandes fricções sociais e económicas. Na verdade, a política monetária não tem outra escolha senão tentar, pelo menos, deixar o processo de desvalorização seguir o seu curso, se não se quiser que a inflação fique completamente fora de controlo. A „economia“ e especialmente os assalariados irão sofrer. As turbulências e distorções na esfera financeira também estão longe de ter terminado, a crise está longe de ter sido „apreçada“. Muitas coisas, mesmo a ameaça de falências de Estados na periferia,27 podem certamente ser geridas e mantidas sem que o sistema capitalista mundial se desmorone como um todo. As consequências sociais da crise podem, em certa medida, ser controladas militarmente.

Mas os mercados obrigacionistas aparentemente tão aborrecidos nos centros do sistema mundial – na UE, Japão e EUA – não podem simplesmente entrar em colapso sem que o actual surto de crise tome um rumo de colapso. Este é o limite objectivo de todas as corridas de revalorização e de toda a luta contra a inflação. As montanhas de dívidas que começaram a mover-se têm de ser impedidas de enterrar os centros assolados pela crise numa avalanche incontrolável.

Financio o meu trabalho jornalístico em grande parte através de donativos. Se gostar dos meus textos, é bem-vindo a contribuir – quer através de Patreon, quer por transferência bancária directa, após consulta por mail: https://www.patreon.com/user?u=57464083

1 https://www.icmagroup.org/market-practice-and-regulatory-policy/secondary-markets/bond-market-size/

2 https://www.ft.com/content/2869a8f3-bf59-437f-a795-4a3fbdc35cd4

3 https://www.ft.com/content/4f4c3414-9249-4347-91e1-6049081ec431

4 https://www.bruegel.org/blog-post/inverted-yield-curve

5 https://www.ft.com/content/4f4c3414-9249-4347-91e1-6049081ec431

6 https://www.onvista.de/news/2022/05-05-anleihemaerkte-schlimmste-korrektur-seit-fast-30-jahren-als-quittung-fuer-die-lockere-geldpolitik-so-koennte-es-fuer-die-maerkte-weitergehen-19-25980629

7 https://www.ft.com/content/e02705c2-a9b6-4c47-99e2-66924af55bc3

8 https://finance.yahoo.com/news/exodus-treasuries-hits-record-japan-015240938.html

9 https://www.handelsblatt.com/politik/deutschland/staatsverschuldung-die-zinsexplosion-warum-sich-lindners-kosten-fuer-schulden-fast-verachtfachen/28496844.html

10 https://edition.cnn.com/2022/07/15/politics/biden-build-back-better-manchin/index.html

11 https://www.heritage.org/budget-and-spending/commentary/bidens-newest-build-back-better-boondoggle-would-worsen-inflationary

12 https://www.konicz.info/2021/08/08/dreierlei-inflation/. Em português: https://www.konicz.info/2021/08/11/tres-tipos-de-inflacao/

13 https://www.konicz.info/2021/04/13/oekonomie-im-zuckerrausch-weltfinanzsystem-in-einer-gigantischen-liquiditaetsblase/. Em português: https://www.konicz.info/2021/04/14/economia-intoxicada-com-estimulos-sistema-financeiro-mundial-numa-gigantesca-bolha-de-liquidez/

14 https://www.konicz.info/2022/06/11/fed-und-ezb-in-geldpolitischer-sackgasse/. Em português: http://www.obeco-online.org/tomasz_konicz26.htm

15 https://finance.yahoo.com/news/deep-recession-needed-bring-down-143850758.html

16 https://www.konicz.info/2015/06/27/auf-ein-neues/. Em português: http://www.obeco-online.org/tomasz_konicz5.htm; https://www.konicz.info/2015/06/29/mais-uma-vez-se-poe-a-questao/

17 https://www.ft.com/content/c11cee9e-7a09-4bb6-bde0-87f5392e88c7

18 https://www.nytimes.com/2022/07/15/business/stock-market-recession-half-year.html

19 https://www.ft.com/content/07cbb91a-5e68-45da-a796-d800cfaf9a2f

20 https://www.yahoo.com/finance/news/us-housing-market-entering-deep-090501768.html

21 https://lowerclassmag.com/2021/01/30/hedge-fonds-gamestop-und-reddit-kleinanleger-die-grosse-blackrock-bonanza/. Em português: https://blogdaboitempo.com.br/2021/02/04/fundos-de-cobertura-gamestop-e-os-pequenos-investidores-do-reddit-a-grande-bonanca-da-blackrock/

22 https://www.ft.com/content/d189b2f2-808a-4a9b-a856-234181f98c2f

23 https://www.konicz.info/2022/07/17/russischer-sieg-im-wirtschaftskrieg/. Em português: https://www.konicz.info/2022/07/19/vitoria-russa-na-guerra-economica/

24 https://www.tagesschau.de/wirtschaft/finanzen/leitzinserhoehung-ezb-101.html

25 https://www.heise.de/tp/features/Der-Schwaechste-gewinnt-3397508.html

26 https://www.konicz.info/2022/06/11/fed-und-ezb-in-geldpolitischer-sackgasse/. Em português: http://www.obeco-online.org/tomasz_konicz26.htm

27 https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-07-21/warnings-of-sovereign-defaults-in-asia-frontier-markets-flare-up

Original “Schuldenberge in Bewegung” in: konicz.info, 22.07.2022. Tradução de Boaventura Antunes

1 Kommentar zu „Montanhas de dívidas em movimento“

  1. Pingback: Silicon Valley Banck – o elo mais fraco – Thomasz Konicz – Ensaios e Textos Libertários

Kommentarfunktion geschlossen.

Nach oben scrollen