O CRESCIMENTO DO FASCISMO

A crise do capital está a levar massas de eleitores para a AfD – mesmo com influentes gestores do capital a polemizar publicamente contra os extremistas de direita

Tomasz Konicz, 28.12.2023

Há, de facto, definições fascistóides de fascismo. Estes pontos de vista, que estão sobretudo difundidos nos produtos da decadência dos movimentos da velha esquerda virando castanha, vêem o fascismo, que é frequentemente alimentado pela mania da conspiração, como uma conspiração em si. A ideia básica é que os malvados ricos, actuando em segundo plano, usam homens de palha fascistas para incitar os bons dos pobres uns contra os outros, a fim de lucrarem com isso ou de assegurarem o seu domínio.1 Esta crença da pseudo-esquerda na conspiração é normalmente a expressão de uma hegemonia de direita que já foi largamente alcançada. Ganha popularidade na fase final da fascização de uma sociedade, quando até os seus opositores são inconscientemente capturados por ela.

O modelo histórico para estes ideologemas remonta à ascensão do fascismo na primeira metade do século XX. Enquanto os nazis alucinavam o mundo com uma absurda „conspiração mundial judaico-bolchevique“, em que os bolcheviques soviéticos e os capitalistas financeiros americanos teriam puxado os cordelinhos, a tese de Dimitroff, popular durante o estalinismo, via os capitalistas financeiros por detrás do fascismo. A definição, que recebeu o nome do comunista búlgaro Georgi Dimitroff e se tornou o cânone do marxismo-leninismo ortodoxo,2 definia o fascismo como a „ditadura terrorista dos elementos mais reaccionários, chauvinistas e imperialistas do capital financeiro“.

Actualmente, no entanto, parece que a tese de Dimitroff foi virada do avesso, pois são precisamente os „elementos do capital“ que se posicionam publicamente contra a ameaça do fascismo. O presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Siegfried Russwurm, alertou insistentemente, no final de dezembro, contra a AfD como um „partido prejudicial para o futuro do nosso país“.3 Não é um protesto „inofensivo“ votar no movimento de extrema-direita, uma vez que a Alemanha vive „do cosmopolitismo e do comércio internacional“, advertiu Russwurm. Com isto, o funcionário da capital contrariou a banalização comum e de longa data da AfD como um mero „partido de protesto“.

„Veneno para a localização“

Wolfgang Große Entrup, Director-Geral da Associação Alemã da Indústria Química, descreveu mesmo a AfD como „veneno“ para a Alemanha como local de negócios e uma grande „ameaça para a Alemanha“, que até ofusca a dos „preços elevados da energia“ e a da „burocracia excessiva“.4 De acordo com o funcionário do capital, seria „fatal“ se a „direita na Alemanha“, que actualmente está apenas „esporadicamente nas alavancas do poder“, ganhasse mais força no ano eleitoral de 2024, argumentando que o „número crescente de pessoas indiferentes“ deveria ser motivado a „votar por uma sociedade aberta“. O ex-CEO da Siemens, Joe Kaeser, que já tinha alertado contra a AfD em várias ocasiões, fez comentários semelhantes no final de dezembro.5 O destacado gestor industrial expressou a sua preocupação com a continuação da existência da democracia na República Federal da Alemanha, uma vez que a maioria dos alemães já não apoiaria a sua preservação – com Kaeser a traçar abertamente paralelos com 1933.

Nos últimos anos, funcionários do capital tomaram esporadicamente posição contra a AfD, incluindo Kaeser6 e os presidentes do BDI, que criticaram o iminente „recuo para o nacional“ em 2017,7 ou descreveram o programa do partido de direita como „veneno para nós como nação exportadora“ em 2016.8 No entanto, o Handelsblatt queixou-se, em meados de 2023,9 que, embora muitos „líderes empresariais“ criticassem duramente as políticas da coligação dos semáforos, por exemplo, em questões energéticas, quase nunca tomaram uma posição contra a AfD. Há aqui um „silêncio notório“, embora „nenhum outro partido“ „difame e discrimine tanto as pessoas que pensam de forma diferente“. Há muito que se instalou um „discurso“ correspondente, que também está a corroer as „empresas diversamente organizadas, com os seus milhões de empregados“.

Mövenpick no leite com açúcar

Para os patrões da indústria alemã, os preços elevados da energia são mais importantes do que as sondagens altamente favoráveis aos extremistas de direita. Russwurm & Cª são funcionários do capital, não políticos. Mas porque é que vários representantes do mundo dos negócios criticam subitamente a AfD? A intervenção pública de gestores contra a maré crescente do fascismo assemelha-se efectivamente a uma limitação dos danos e a uma gestão da imagem. Pouco antes soube-se que o multimilionário e produtor de leite com açúcar Theo Müller (Müllermilch, Weihenstephan, Landliebe, entre outros) se encontrou com a líder da AfD, Alice Weidel, em Cannes, no outono passado, para discutir o programa do movimento,10 que se inclina constantemente para a direita. De acordo com uma declaração de Müller, o multimilionário do leite com açúcar não conseguiu encontrar „o mais pequeno indício“ de ideologia nazi num partido que até o Gabinete Federal para a Proteção da Constituição, que produziu Hans-Georg Maaßen,11 classifica em grande parte como „seguramente de extrema-direita“.12

À primeira vista parecem expressar-se aqui diferentes opiniões políticas, mesmo entre as elites funcionais, o que aponta para a divisão política das sociedades metropolitanas em crise. Müller, que terá financiado os populistas de direita „Republicanos“ nos anos 80,13 parece simplesmente ter uma preferência pessoal por movimentos de direita semelhante à do alemão „multimilionário dos hotéis Mövenpick“ Barão August von Finck, que vive na Suíça e terá financiado a AfD na sua fase ascendente.14 A grande diferença entre o Barão von Finck, proprietário de uma cadeia de hotéis, e o príncipe dos lacticínios Müller é que o exilado fiscal suíço fez um grande esforço para manter o secretismo, enquanto Müller actuou abertamente e também anunciou novas conversações com Weidel. Esta amizade aberta entre o multimilionário e a direção de um partido que se aproxima do fascismo15 equivale, de facto, a um novo rompimento da barragem, o que explica também as reacções violentas dos dirigentes e funcionários da BDI que não estão apenas preocupados com a reputação internacional da Alemanha enquanto local de negócios.

O movimento castanho na crise

Alguma coisa começa a falhar quando os multimilionários alemães começam a absolver abertamente a AfD da ideologia nazi, enquanto um Björn Höcke é eleito como cabeça de lista na Turíngia. Os partidos de direita que estão a fazer incursões em muitos países do centro ocidental não são produtos de laboratório, não são bonecos políticos por trás dos quais „capitalistas financeiros“ reaccionários estão a puxar os cordelinhos, mesmo que possam receber financiamento inicial de multimilionários reaccionários. São verdadeiros e genuínos movimentos de massas16 que, movidos por um extremismo de centro, estão em revolta autoritária. E são normalmente vistos como factores de perturbação pelas elites funcionais nos negócios e na política – especialmente na fase inicial.

No entanto, estes movimentos pré-fascistas são a saída castanha do processo de crise que está a conduzir o sistema mundial capitalista ao colapso.17 O fascismo é, acima de tudo, uma ideologia de crise. As dimensões económica e ecológica da crise sistémica estão a alimentar o seu crescimento político. Os sucessos eleitorais da AfD são, portanto, apenas uma expressão da dinâmica reacionária que está a emergir no centro da sociedade, em resposta às suas convulsões provocadas pela crise. Os personagens autoritários que se agarram a uma sociedade em desintegração são particularmente susceptíveis a este extremismo do centro, que paradoxalmente fala de derrube para regressar aos bons velhos tempos „racialmente puros“. Os paralelos traçados por Kaeser com 1933 são, portanto, inteiramente adequados, uma vez que a transferência de poder para os nazis teria sido impensável sem a crise económica mundial de 1929.

O fascismo pode ser visto como uma forma de crise terrorista da dominação capitalista, como a tentativa de manter o sistema capitalista através de métodos bárbaros e de uma ideologia delirante, mesmo quando este ameaça entrar em colapso devido às suas contradições. No entanto, a crise social e ecológica que assola o sistema mundial capitalista tardio é muito mais profunda do que a crise económica global desencadeada em 1929. A diferença central é que se tornou impossível resolver as contradições e a crise do capital através de um novo modelo de acumulação que absorva massas de trabalho lucrativamente (como o fordismo no pós-guerra), nem mesmo através de uma economia de guerra. Portanto, só pode haver um prolongamento da crise, não uma solução para ela. Não é por acaso que a imprensa burguesa fala agora também de múltiplas crises, embora estas continuem a ser mal compreendidas.

Cada nova convulsão social dá um novo impulso a esta dinâmica reacionária, que tende para a extrema-direita e cuja ascensão foi alimentada pelas crises das duas últimas décadas: Hartz IV e o debate Sarrazin, a crise financeira e do euro, a crise dos refugiados, a crise climática e o movimento climático, a pandemia e a guerra na Ucrânia, a inflação e a estagnação. O que é que leva especificamente a ideologia de direita e de extrema-direita a extremos em tempos de crise? A nível de identidade, é a identidade nacional; a nível ideológico, é o pensamento capitalista da concorrência, que é alimentado pelo nacionalismo e pelo racismo.

O reflexo ideológico – como já foi estabelecido no debate Sarrazin18 – é sempre o mesmo: Um surto de crise é atribuído a alucinadas inferioridades raciais ou culturais das vítimas da crise. As causas da crise são assim personalizadas: Os desempregados são os culpados do empobrecimento e do desemprego, os europeus do sul são os culpados da crise do euro, os árabes são os culpados da guerra e do colapso do Estado na sua região, as crianças em luta pelo clima estão a alimentar o pânico e a arruinar a nossa economia etc. – estas são as narrativas habituais da direita, a maioria das quais são acompanhadas por ideologias da conspiração estruturalmente anti-semitas (crise financeira e conspiração dos banqueiros, pandemia e conspiração do coronavírus, crise climática e conspiração dos cientistas). O acordo que o fascismo oferece aos assalariados é simples: sem os grupos estranhos que são rotulados como imagens do inimigo e que não fazem parte do colectivo nacional (os desempregados, os estrangeiros, etc.), estaremos bem mesmo em tempos de crise.19

O cerne da questão é que esta revolta autoritária nunca chegará ao poder se uma parte substancial da elite funcional não se decidir por esta opção fascista. Daí a intervenção da BDI e a crítica pública à AfD por parte dos gestores de topo, uma vez que o multimilionário senhor Müllermilch poderá ter lido o programa do partido na Internet e estar provavelmente mais interessado em explorar as modalidades de uma eventual política governamental da AfD. Há sinais de uma cisão aberta no seio da elite dirigente alemã relativamente à participação no governo de um partido que se aproxima da extrema-direita – foi o que aconteceu pela última vez durante a crise do euro.20 Esta é a ruptura decisiva na barragem, pois também os nazis não eram um „partido do capital financeiro chauvinista“, mas nunca teriam permanecido no poder sem o consentimento de poderosas facções do capital, sem o Dia de Potsdam.21

Quebra nas exportações – Arranque da AfD?

É aqui que a doutrina Dimitroff, mencionada no início, se torna plenamente reconhecível como uma ideologia, como uma falsa consciência que contém um núcleo de realidade distorcida: Os movimentos fascistas só chegam ao poder em tempos de crise, quando os choques e as convulsões atingem proporções tais que as elites funcionais os encaram como o „mal menor“. Dito de uma forma simples: só quando os gestores do capital estão de tal modo mergulhados na crise que se encontram com água até ao pescoço é que se fecham em copas e estendem a mão à extrema-direita. E, nesse caso, não há nada que os detenha, pois a revolta autoritária fascista, que sempre anseia pela aprovação das autoridades, é alimentada por isso (O que, aliás, também anula a intenção da esquerda de abanar os seus apoiantes, desmascarando os poderosos apoiantes fascistas. Os personagens autoritários não são dissuadidos, mas atraídos pela companhia dos funcionários e multimilionários da AfD).

Em tempos de crise, a vanguarda reaccionária no seio das elites funcionais tende a ser constituída por pequenos empresários e PME, como se tornou evidente nas ligações entre a associação dos „empresários familiares“ e a AfD.22 Os capitalistas orientados para o mercado interno, como o Barão von Finck ou o Sr. Müller, também parecem mais inclinados a considerar opções de extrema-direita do que os empresários exportadores. A facção do capital que se opõe mais resolutamente à participação da AfD no governo é, portanto, a indústria alemã de grande escala e de exportação. É precisamente o grande capital globalmente activo que tende a pensar estrategicamente, que tem de competir pelos melhores talentos, que também construiu cadeias de produção globais na era da globalização e que tem de se preocupar com a imagem de campeão mundial de exportação nos seus mercados de vendas. Não são apenas as preferências políticas pessoais, mas também – e sobretudo – os interesses económicos concretos moldados na era da globalização que levaram o BDI e a Siemens a criticar duramente a AfD.

E é precisamente a indústria exportadora alemã que atravessa actualmente um período de recessão,23 que é, na verdade, apenas o princípio do fim do modelo económico alemão fixado na exportação.24 O declínio acentuado das exportações em 2023 contribuiu significativamente para o fraco desenvolvimento económico da Alemanha, com poucas melhorias previstas para os próximos anos.25 Há uma boa razão para isso: a crise que se abateu sobre o sistema global26 parece ser uma crise de sobreprodução na sua dimensão económica, que levou à acumulação de montanhas de dívidas cada vez maiores, com as quais uma produção de mercadorias sufocando na sua produtividade pôde ser mantida praticamente „a crédito“.27 Na era da globalização, após a desvalorização interna provocada pelo Hartz IV e pela Agenda 2010, a Alemanha conseguiu exportar as consequências desta crise sistémica – como a desindustrialização, o endividamento e o desemprego – através de excedentes de exportação. Mas isso vai acabar em breve, pois as medidas proteccionistas estão a ser cada vez mais aplicadas em todo o mundo. Especialmente os Estados Unidos, um dos mais importantes parceiros comerciais da Alemanha, recorrem cada vez mais ao proteccionismo,28 de modo que a globalização se transforma num processo de desglobalização29 (semelhante à reacção protecionista à crise dos anos 30 do século passado).

No entanto, isto também significa que os anos de prosperidade possibilitados pelos excedentes de exportação estão inevitavelmente a chegar ao fim para a Alemanha. O peso político do sector exportador alemão irá, portanto, diminuir numa altura em que, pela primeira vez desde há muito tempo, a Alemanha entrará também numa fase de crise duradoura, da qual a nova direita ameaça novamente beneficiar. A AfD é já a segunda força mais forte. O facto de a ascensão da AfD ter ocorrido durante uma fase de relativa prosperidade económica mostra até que ponto o gelo da civilização se tornou fino na Alemanha; ascensão foi alimentada pelo medo alemão da crise, e não por um verdadeiro surto de crise, como o que o sul da Europa teve de suportar durante a crise do euro. A partir da crise dos refugiados, todo o antifascismo liberal burguês, que se inscrevia em grande parte na argumentação da indústria exportadora, insiste na „utilidade“ económica da globalização, na abertura das fronteiras à circulação de mercadorias e na imigração. Os refugiados são economicamente úteis devido ao envelhecimento da população alemã, o país exportador deve continuar a ser atractivo para a mão de obra qualificada, pelo menos de acordo com os argumentos comuns.

No entanto, estas narrativas cultivadas na corrente dominante liberal desaparecerão assim que a estagnação e a recessão se enraizarem na Alemanha, sendo que as exportações continuarão a diminuir, para alimentar ainda mais o „medo alemão“, que tão facilmente se transforma em ódio contra os socialmente desfavorecidos. Talvez este seja o último momento histórico para evitar a marcha da AfD para a extrema-direita antes que o pré-fascismo seja apoiado por uma estagflação permanente.30 Concentrar-se na luta antifascista em alianças amplas, exigir procedimentos de proibição e, acima de tudo, a busca ofensiva de alternativas sistémicas31 à escalada da crise capitalista permanente deve agora ser realmente uma prioridade para todas as forças não fascistas na Alemanha. Talvez ainda não seja demasiado tarde.

Brevemente uma nova edição actualizada e ampliada do meu livro eletrónico „Faschismus im 21. Jahrhundert. Skizzen der drohenden Barbarei [O fascismo no século XXI. Esboços da barbárie iminente]“.

O meu trabalho jornalístico é financiado em grande parte por donativos. Se gosta dos meus textos, pode contribuir – através do Patreon, do Substack, ou por transferência bancária direta após consulta por e-mail:

https://www.patreon.com/user?u=57464083

https://konicz.substack.com/

1 Esta crença na conspiração anda muitas vezes de mãos dadas com a minimização ou legitimação da violência fascista, especialmente entre os da frente transversal da velha esquerda abertos à direita, quando ela é apenas perpetrada por extremistas de direita socialmente desfavorecidos. Eis um exemplo da revista Konkret (12/2022), que se mostra bastante disponível para ser indulgente no caso de pogroms e ataques incendiários se o nazi apenas alegar ser atormentado por „medos de declínio social“: „Aqueles que estão tão ocupados com a viagem para o escritório, com o trabalho e com medos de declínio social que não conseguem pensar só podem ser culpados até certo ponto se agirem de acordo com o que o discurso público e a política governamental afirmam: nomeadamente que os migrantes não são pessoas“.

2 https://www.marxists.org/deutsch/referenz/dimitroff/1935/bericht/ch1.htm

3 https://www.tagesschau.de/inland/bdi-warnung-afd-100.html

4 https://www.welt.de/wirtschaft/article249146036/Standort-Krise-Noch-gefaehrlicher-fuer-Deutschland-ist-das-Gift-der-AfD.html

5 https://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/der-fruehere-siemens-chef-joe-kaeser-sorgt-sich-um-die-demokratie-19401907.html

6 https://www.stern.de/wirtschaft/news/joe-kaeser-ueber-die-afd-ich-kann-intoleranz-und-ausgrenzung-nicht-ausstehen-8557180.html

7 https://www.spiegel.de/wirtschaft/unternehmen/bdi-chef-dieter-kempf-gegen-afd-schaden-vom-standort-deutschland-abwenden-a-1169718.html

8 https://www.tagesspiegel.de/politik/politik-der-afd-ist-gift-fur-uns-als-exportnation-3762061.html

9 https://www.handelsblatt.com/meinung/kommentare/kommentar-afd-umfragehoch-das-schweigen-der-wirtschaft/29192600.html

10 https://www.konicz.info/2016/08/01/die-bewegung-als-bewegung/

11 https://www.spiegel.de/politik/deutschland/hans-georg-maassen-innenministerium-verweigert-auskunft-ueber-ex-verfassungsschutzpraesident-a-5fc25a9d-f553-4dd9-a142-ada63e0c9838

12 https://www.rnd.de/politik/afd-und-junge-alternative-wo-gelten-sie-als-gesichert-rechtsextrem-und-was-bedeutet-das-BEOYLLR67FCABBNQ6ESSRUZJWM.html

13 https://www.fr.de/wirtschaft/muellermilch-bleibt-rechts-92707167.html

14 https://www.konicz.info/2017/09/14/die-masken-fallen/

15 https://www.merkur.de/politik/hoecke-ist-spitzenkandidat-der-thueringer-afd-zr-92681629.html

16 https://www.konicz.info/2016/08/01/die-bewegung-als-bewegung/

17 https://konkret-magazin.shop/texte/konkret-texte-shop/66/tomasz-konicz-kapitalkollaps?c=10

18 https://www.konicz.info/2010/09/21/sarrazins-sieg-11/

19 Leo Löwenthal já descreveu estes padrões de argumentação no seu estudo „falsos Profetas“ entre os agitadores fascistas nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. Leo Löwenthal,  Falsche Propheten, Studien zur faschistischen Agitation, Suhrkamp, 2021

20 https://www.konicz.info/2017/09/14/die-masken-fallen/

21 https://de.wikipedia.org/wiki/Tag_von_Potsdam

22 https://blog.campact.de/2016/08/reich-maechtig-im-zentrum-der-hauptstadt-die-lobby-der-superreichen-firmenerben/

23 https://www.tagesschau.de/wirtschaft/konjunktur/aussenhandel-export-import-china-usa-deutschland-100.html

24 https://www.konicz.info/2012/12/21/der-exportuberschussweltmeister/

25 https://www.tagesschau.de/wirtschaft/konjunktur/konjunktur-deutschland-diw-oecd-100.html

26 Ver também: Claus Peter Ortlieb (2008): Widerspruch zwischen Stoff und Form, https://exit-online.org/pdf/WiderspruchStoffFormPreprint.pdf [Português: Uma contradição entre materia e forma, online: http://o-beco-pt.blogspot.com/2010/06/claus-peter-ortlieb-uma-contradicao.html] e Robert Kurz (2012): Die Klimax des Kapitalismus – Kurzer Abriss der historischen Krisendynamik, https://exit-online.org/textanz1.php?tabelle=autoren&index=38&posnr=503&backtext1=text1.php [Português: O clímax do capitalismo, online: http://www.obeco-online.org/rkurz414.htm]

27 https://oxiblog.de/die-mythen-der-krise/

28 https://www.konicz.info/2023/11/28/transatlantische-entkopplung/. Em Português: Desacoplamento transatlântico, online: http://obeco-online.org/tomasz_konicz43.htm

29 https://www.konicz.info/2023/11/20/neue-kapitalistische-naehe-2-0/ Em Português: A nova proximidade capitalista, online: https://www.konicz.info/2023/11/16/a-nova-proximidade-capitalista/

30 https://www.konicz.info/2021/11/16/zurueck-zur-stagflation/ Em Português: De volta à estagflação, online: https://www.konicz.info/2021/11/18/de-volta-a-estagflacao/

31 https://www.konicz.info/2022/10/27/radikalitaet-vs-extremismus/

Original “Konjunktur für Faschismus” in konicz.info, 26.12.2023. Tradução de Boaventura Antunes

Nach oben scrollen