ECONOMIA INTOXICADA COM ESTÍMULOS – SISTEMA FINANCEIRO MUNDIAL NUMA GIGANTESCA BOLHA DE LIQUIDEZ

Tomasz Konicz, 13.04.2021

As bolsas de valores estão em pleno boom. Apesar da crise do coronavírus e do empobrecimento de centenas de milhões de assalariados. O que parece contraditório à primeira vista é uma consequência da luta contra a crise e um sintoma de um sistema financeiro mundial que em si está de rastos, e que mais uma vez se encontra numa gigantesca bolha de liquidez.Cerca de um ano após o início do último surto de crise, que – desencadeado pelas consequências da pandemia – mergulhou centenas de milhões de assalariados na mais amarga pobreza, os mercados financeiros estão a experimentar uma das maiores explosões da sua história. Os mercados americanos, pelo menos, dificilmente poderiam estar melhor. Após ter mergulhado cerca de 34% num mês no início da pandemia, em Março de 2020, o amplo índice S&P 500 dos EUA atingiu novos máximos históricos nos 12 meses seguintes, subindo 75%, ao mesmo tempo que a subnutrição e a pura fome aumentaram também maciçamente nos Estados Unidos. Foi o melhor ano para as acções desde o fim da Segunda Guerra Mundial, notaram os media americanos no aniversário daquele boom fantasmagórico das acções, que foi acompanhado por uma queda de 3,5 pontos percentuais no produto interno bruto dos EUA.

Para além da Internet e de empresas de alta tecnologia como a Amazon, que são consideradas vencedoras clássicas da crise da pandemia, o boom das acções foi alimentado pelo rápido avanço da campanha de vacinação nos EUA, de acordo com a narrativa que circula na imprensa económica. O crash de Março de 2020 atingiu todo o sistema financeiro global e levou todos os índices de acções relevantes a cair, continua a narrativa. Daí que também o subsequente boom bolsista tenha sido um fenómeno global. As bolsas no Japão, China e Coreia do Sul tiveram altas semelhantes à do centro americano do sistema financeiro mundial. A única excepção é a Europa, onde a campanha de vacinação lenta e a taxa de infecção ressurgente estão a amortecer a euforia nos mercados financeiros. O amplo índice europeu Stoxx 600 mal atingiu o seu nível pré-crise.

Finalmente, muitos pequenos investidores nos Estados Unidos teriam utilizado os pagamentos directos do governo, que receberam no quadro das medidas de estímulo, para especular nos mercados financeiros durante o confinamento. O aumento das „meme stocks“ popularizadas nas redes sociais, tais como a acção da cadeia retalhista de jogos de vídeo Gamestop, teria sido também alimentado precisamente por estes pagamentos únicos. Na realidade, porém, o preço das acções da Gamestop subiu enormemente um pouco antes do pagamento da ajuda única de 1.400 dólares.

Por muito errada que seja a referência à ajuda única, é igualmente correcto assumir que as medidas de crise tomadas pelos políticos são a causa deste boom de acções historicamente único. À semelhança da crise de 2007/08, quando rebentaram as bolhas imobiliárias nos EUA e na Europa, as elites funcionais capitalistas reagiram ao surto de crise de 2020 iniciado com a pandemia com gigantescos programas de estabilização. De facto, as medidas do ano passado excederam muitas vezes as de 2008. De acordo com a conhecida firma de consultoria McKinsey (responsável, entre outras coisas, pelas leis laborais Hartz IV), os programas estatais de crise ascendiam à gigantesca soma do equivalente a 10 biliões de dólares americanos em meados de 2020, o que é aproximadamente três vezes (!) os gastos estatais após o rebentamento das bolhas imobiliárias a partir de 2008. Este gigantesco estímulo governamental da economia e da dívida foi acompanhado pela impressão maciça de dinheiro pelos bancos centrais de ambos os lados do Atlântico no quadro da chamada „flexibilização quantitativa“, que inundou os mercados financeiros com liquidez.

Impressão de dinheiro em comparação

Em princípio, o procedimento nestes programas de compra do banco central é relativamente simples: o banco central compra instrumentos de dívida nos mercados financeiros, tais como obrigações do Estado (2020) ou títulos de crédito de má cobrança (2008), „pagando“ estas compras de títulos com o dinheiro que ele próprio criou. Como resultado, estes títulos desaparecem do ciclo do mercado, estabilizando os mercados. Ao mesmo tempo, foi criado dinheiro que pode agora criar mais procura na superestrutura financeira – enquanto os títulos adquiridos estão estacionados nos balanços dos bancos centrais, que funcionam como lixeiras de resíduos tóxicos do sistema financeiro mundial. O dinheiro recém-impresso, a „liquidez“ que tem sido injectada nos mercados, faz com que os preços nos mercados financeiros subam: eles vão em flecha, numa bolha. Por conseguinte, pode falar-se aqui de uma bolha de liquidez. Isto aplica-se ao longo boom do mercado financeiro entre 2009 e o início de 2020, bem como à presente alta nos mercados financeiros, que foi desencadeada por programas de compra incomparavelmente maiores por parte dos bancos centrais.

A quantificação desta impressão monetária, que muitas vezes envolveu simplesmente a compra de dívida soberana pelos bancos centrais para combater a crise, é possível através da análise dos balanços dos „guardiões da moeda“ da UE e dos EUA. No início da crise do euro, em 2008, o balanço do BCE continha papéis no valor de cerca de dois biliões de euros. Em 2019, uma década mais tarde, informa o BCE, este total do balanço tinha aumentado para cerca de 4,6 biliões de euros – e disparou para mais de sete biliões de euros no ano da crise de 2020.

Como resultado, foi comprado mais papel-lixo na zona euro desde que Christine Lagarde tomou posse do que no mandato de oito anos do seu predecessor Mario Draghi. A impressão do dinheiro através da „flexibilização quantitativa“ nos EUA é igualmente impressionante: em Fevereiro de 2020, ou seja, antes do surto da pandemia, a Fed tinha um balanço total de cerca de quatro biliões de dólares americanos (dos quais cerca de três biliões foram acumulados na década que se seguiu ao surto da crise imobiliária); no espaço de um ano, este valor subiu para quase 7,7 biliões.

Esta impressão monetária historicamente sem precedentes permitiu aos EUA e à UE bombear biliões de dinheiro para combater a crise através da emissão de títulos do Estado. Estas obrigações do Estado, por sua vez, foram então parcialmente compradas pelos bancos centrais com dinheiro recém-impresso. Além disso, os bancos centrais também compraram dívida do sector privado para o estabilizar. Na Fed, estas intervenções ascenderam a 750 mil milhões de dólares. A alquimia da crise capitalista tardia parece estar a funcionar perfeitamente: A economia é estimulada pela procura gerada pelo crédito, as taxas de juro permanecem baixas por meio de „flexibilização quantitativa“, a inflação permanece baixa enquanto a liquidez adicional criada circular na superestrutura financeira – e os mercados bolsistas descolam.

Durante pouco mais de uma década, a última grande bolha de liquidez (2009 a 2020) deu uma aparente vida de zombie ao capitalismo tardio, através de mercados financeiros desenfreados e montanhas de dívidas em ascensão, até que a pandemia rebentou a já frágil bolha e desencadeou o actual surto de crise. Isto não significa, contudo, que a actual alta nos mercados financeiros mundiais, iniciada pelas gigantescas medidas de crise acima descritas, possa ser sustentada tanto quanto o boom anterior. A crise não representa um processo linear, como ilustrado pelo aumento de cerca de 300 por cento nas despesas para estabilizar o sistema financeiro mundial (2007/08 vs. 2020). Pelo contrário, segue uma dinâmica de escalada, na qual não só a „dose“ para estabilizar a economia da bolha financeira global do século XXI tem de ser aumentada a cada episódio de crise, mas a sua estabilidade global diminui à medida que aumenta constantemente o potencial de crise – cuja expressão concreta são as montanhas da crescente dívida global.

A recente turbulência nos mercados financeiros sugere que a actual festa do mercado financeiro se transformará na grande ressaca da crise muito mais rapidamente do que aconteceu na última alta. Os choques nos mercados financeiros, incluindo as perdas bancárias num total de cerca de 20 mil milhões de dólares, que foram recentemente desencadeados pela implosão do duvidoso fundo de cobertura Archegos Capital, podem parecer ao Süddeutsche Zeitung, por exemplo, como um „desastre vindo do nada“, mas entretanto é pelo menos claro, também para muitos observadores burgueses, que os mercados financeiros estão no meio de outra bolha.

„A mãe de todas as bolhas da bolsa de valores“

Os media conservadores americanos, por exemplo, descrevem o que está actualmente a acontecer nos mercados como a „mãe de todas as bolhas da bolsa de valores“. Devido à acentuada subida dos mercados bolsistas no meio de uma grave recessão, formou-se nos mercados um nível de preços historicamente único. A capitalização total do mercado de todas as empresas cotadas na bolsa com sede nos Estados Unidos (índice Wilshire 5000) aumentou agora para mais de 125 por cento do produto nacional bruto dos Estados Unidos, ultrapassando em cerca de 25 por cento o último valor máximo no auge da bolha dot-com em 2000 (ou seja, o boom especulativo das acções de alta tecnologia no início da era da Internet). Nunca antes os mercados bolsistas dos Estados Unidos tinham descolado tão abruptamente durante uma fase de crise.

Desde o rebentamento da bolha imobiliária em 2008 e da subsequente bolha de liquidez, o aumento do valor dos mercados bolsistas tem decorrido quase paralelamente ao crescimento dos balanços dos bancos centrais, o que identifica a já mencionada „flexibilização quantitativa“ da política monetária como o motor central das cotações nos mercados financeiros. Os vestígios desta impressão monetária historicamente sem precedentes podem agora ser encontrados também no mercado imobiliário dos EUA. Embora o seu nível de preços em relação ao rendimento médio ainda esteja longe do seu pico histórico durante a bolha imobiliária em 2005-07, a 80 por cento, esta proporção está a mudar drasticamente. Os preços dos imóveis nos EUA têm aumentado 20% mais rapidamente do que os rendimentos pessoais desde que a Fed iniciou os seus actuais programas de compra de activos. Esta é a maior taxa de aumento dos preços imobiliários jamais registada – o que poderá transformar o sector imobiliário num novo foco de problemas a médio prazo.

Outro problema que pode apontar para a natureza de curta duração da actual bolha de liquidez é a rápida subida das taxas de juro nos mercados obrigacionistas. No final de 2020, a taxa dos títulos do Tesouro dos EUA a 10 anos estava em 0,93%, enquanto as „Treasuries“ a 30 anos se situavam em 1,65%. No final de Março, a taxa dos títulos do Tesouro a 10 anos era de 1,63%, enquanto as obrigações a 30 anos estavam a ser negociadas a 2,34%. Este aumento é equivalente a um terramoto, uma vez que estas taxas de juro sobre as obrigações do Tesouro dos EUA „à prova de bombas“ são o factor central na avaliação de todas as classes de activos na esfera financeira, tais como bens imobiliários, acções, mercadorias, etc. Com a subida das taxas das obrigações, reflectindo a queda da cotação das obrigações, aumenta a pressão descendente nos mercados de acções, que até agora têm beneficiado de taxas de juro reais negativas nesta área. Os capitalistas financeiros podem querer cada vez mais investir o seu dinheiro nos títulos „seguros“ do Estado – e retirá-lo dos mercados bolsistas.

Além disso, as taxas de juro dos títulos estatais dos EUA estão a subir, embora a Fed esteja a comprar loucamente esses títulos, que representam agora cerca de quatro biliões dos activos totais do banco central. Todos os meses, acrescem 80 mil milhões em obrigações do Tesouro dos EUA e 40 em titularizações hipotecárias. A Fed anunciou recentemente que continuará a imprimir dinheiro até 2023.

Se as taxas de juro das obrigações estão agora a subir rapidamente, embora estejam em curso programas de compra de obrigações sem precedentes na história, isto aponta para um esgotamento deste instrumento de crise. De facto, a „flexibilização quantitativa“ acima descrita deveria conduzir a taxas de obrigações baixas. Mas a „procura“ de obrigações americanas é tão baixa que isto já não funciona. O nível mais elevado das taxas de juro nos mercados de investimento exerce assim pressão sobre os juros de outras classes de activos, tais como taxas de juro sobre hipotecas, ou obrigações de empresas – e assim contraria a política de taxas de juro baixas da Fed. No entanto, taxas de juro elevadas seriam puro veneno para a economia dos EUA, que foi estabilizada com injecções maciças de estímulos económicos, pois isso faria com que as montanhas de dívida que foram laboriosamente estabilizadas – como a dívida das empresas – deslizassem mais uma vez.

A instabilidade da actual bolha é também evidente no aumento das expectativas de inflação, que se manifestam no aumento dos juros das obrigações (o aumento da inflação faz aumentar os juros das obrigações) – pondo assim de facto em causa a política de taxa de juro zero da Fed. Nas declarações iniciais, os representantes da Fed deixaram claro que continuariam a aderir à política de taxa de juro zero, e que aceitariam uma inflação superior a dois por cento a curto prazo, se necessário, para cumprir as suas metas de emprego e crescimento. De acordo com inquéritos recentes, a maioria dos economistas norte-americanos vê os EUA enfrentarem o „maior risco de inflação em duas décadas“.

O anseio pelo grande “reset”

Dada a situação actual, o economista marxista Michael Roberts fala de uma „economia intoxicada com estímulos“, posta num frenesim de crescimento a curto prazo pelos programas de estímulo maciço dos políticos e pela impressão monetária dos bancos centrais, que no melhor dos casos será seguido de um „longo sono“. As crescentes pressões inflacionistas (actualmente cerca de 1,5 por cento), especialmente em conjunto com a dívida das empresas nos EUA, estão a fazer com que a política monetária se encontre num impasse, disse Roberts, salientando que quase 20 por cento das 3.000 maiores empresas cotadas em bolsa nos EUA podem ser descritas como „empresas zombies“. Estas 527 empresas já não conseguem pagar pontualmente os juros dos seus cerca de 1,36 biliões de dólares em empréstimos.

A Fed – tal como a política burguesa de crise como um todo – está numa armadilha política devido ao processo histórico de crise, que Roberts descreveu assim: se a Fed não refrear a sua „generosidade monetária“ em algum momento, então a inflação poderá „devorar os rendimentos reais“ . Mas se o banco central actuar contra as pressões inflacionistas aumentando as taxas de juro, disse, aproxima-se um „crash dos mercados bolsistas e de falências de empresas“. Consequentemente, o cenário de estagflação está a aproximar-se: Inflação crescente com baixo crescimento.

Esta aporia da política de crise burguesa, que se está a tornar cada vez mais clara, está entretanto a dar origem a discussões sobre a desvalorização do valor, mesmo nos principais media da elite funcional capitalista. Um artigo no Financial Times, por exemplo, defende simplesmente o cancelamento de uma grande parte da dívida. Uma vez que tal não seria possível sem as distorções mais graves nos mercados financeiros, sobretudo „as dívidas governamentais detidas pelos bancos centrais“ deveriam ser simplesmente obliteradas. De facto, premir o botão de “reset” equivaleria a limpar os balanços inchados dos bancos centrais, ou seja, a eliminar os „depósitos de resíduos tóxicos“ do sistema financeiro mundial – pela insignificância de 25 biliões de dólares nas „regiões mais importantes da economia global“.

Uma abordagem semelhante, concebida para desobstruir a máquina da dívida capitalista tardia acima descrita, está também a ser discutida por economistas na Europa, que recentemente escreveram uma carta aberta apelando ao BCE para cancelar a dívida soberana que tem vindo a comprar nos últimos anos. Estas considerações e discussões acabam por equivaler ao início de um novo ciclo de endividamento através duma desvalorização do valor quase sem efeitos em cascata (como foi o caso durante a crise imobiliária, quando hipotecas de má qualidade colocaram primeiro os bancos, depois as companhias de seguros e finalmente os governos em dificuldades).

No entanto, o que permanece por esclarecer é que a construção de torres de dívida globais com décadas de duração é, em si mesma, apenas uma consequência da crise sistémica da produção capitalista de mercadorias, que está a sufocar devido à sua própria produtividade. Assim, apenas os sintomas continuam a ser tratados.

Original “Ökonomie im Zuckerrausch – Weltfinanzsystem in einer gigantischen Liquiditätsblase” in: The Lower Class Magazin, 13.04.2021. Tradução de Boaventura Antunes

Nach oben scrollen