A máquina de queimar o mundo

blogdopedlowski, 24.01.2021

Por que um capitalismo eficiente em recursos é, em princípio, impossível

Por Tomasz Konicz para o Neues Deutschland

O capitalismo e a proteção do clima podem ser acordados? Para a opinião publicada, esta questão parece ter sido esclarecida há muito tempo. A necessidade de deixar a economia de combustível fóssil para trás dificilmente é seriamente questionada no parlamento alemão. Mesmo um partido empresarial muito conservador como a CDU agora é capaz de se comprometer com a proteção do clima em suas declarações. Mas, ao mesmo tempo, logo depois que Armin Laschet foi eleito líder da CDU, vilarejos inteiros estão sendo demolidos na Renânia do Norte-Vestfália para expandir a queima de lignito, particularmente prejudicial ao clima.

Link: https://blogdopedlowski.com/2021/01/24/a-maquina-de-queimar-o-mundo/

Um abismo semelhante entre a realpolitik suja e as demandas ecológicas arejadas caracteriza muitas outras áreas políticas do capitalismo tardio real existente: O compromisso da UE de reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030 em comparação com 1990 contrasta com uma reforma agrária europeia que trata das estruturas industriais em ruínas A agricultura na União, em grande medida. A reviravolta no trânsito equivale à mudança para a produção em massa de carros elétricos, que devem ser fabricados com um consumo de energia muito maior do que os veículos com motores de combustão e cujo funcionamento só seria neutro para o clima se realmente operassem com “eletricidade verde”.

O capitalismo só pode reduzir o CO2 em modo de crise

A tão discutida reviravolta ecológica parece ter degenerado em um item fixo na agenda dos discursos de domingo. Todo mundo quer mais proteção climática – e ainda assim a economia parece estar seguindo seu curso normal, voltada para um crescimento sem limites. O problema aqui é que as mudanças climáticas, como um processo objetivo, não podem ser enganadas, ao contrário do público, por retórica floreada e promessas vazias. Porque o que é decisivo é o que o sistema mundial capitalista acaba por fabricar. E, a esse respeito, essas são suas emissões cada vez maiores de gases de efeito estufa.

Em todo o século 21, houve apenas dois anos em que as emissões globais de CO2 caíram: em 2009, durante a crise econômica global que se seguiu ao estouro das bolhas imobiliárias transatlânticas nos EUA e na UE, e em 2020, devido ao violento surto que causou o bloqueio da Covid foi acionado. Sem exagero, pode portanto afirmar-se que a redução das emissões de gases com efeito de estufa na economia mundial capitalista só é possível à custa de uma grave »crise económica«.

Mais ainda: as medidas keynesianas de combate à crise, com as quais foi combatida a retração econômica de 2009, fizeram com que as emissões globais de CO2 disparassem 5,9% em 2010, após queda de 1,3% no ano anterior. Algo semelhante também pode ser esperado para 2021, caso as consequências econômicas e financeiras da pandemia sejam novamente contidas e substituídas por outra formação de bolha. A clara queda nas emissões de gases de efeito estufa, relacionada à crise, de cerca de 7% no ano passado, provavelmente será seguida por um aumento similarmente alto no curso da »recuperação« econômica. Esses fatos apontam para uma contradição fundamental entre economia capitalista e ecologia.

As aparências não enganam neste caso. Sem crescimento econômico existe a ameaça de estagnação e de crise, em que o crescimento do PIB é apenas a expressão econômica do movimento de exploração do capital, que está na origem da crise climática. E o mais tardar com a eclosão da crise financeira em 2008 deveria ter ficado claro que esse processo de acumulação de capital está vinculado à produção de bens – e não pode se sustentar nos mercados financeiros com base em processos puramente especulativos.

O mesmo se aplica à ideia de uma sociedade de serviços pura, como falhou nos EUA desindustrializados, por meio da qual o crescente protecionismo sob o presidente Donald Trump indiretamente prova a necessidade de uma indústria produtora de bens como base de uma sociedade capitalista do trabalho. Trump havia anunciado que “tornaria os EUA grandes novamente” por meio da reindustrialização protecionista.

Como este processo de utilização de capital é projetado? O capitalista investe o capital em trabalho assalariado, matérias-primas, máquinas e locais de produção para vender os bens produzidos com lucro – sendo o trabalho assalariado a fonte da mais-valia. Em última análise, o capital acumula quantidades cada vez maiores de trabalho abstrato gasto neste processo ilimitado de utilização. Depois disso – com o nível de produtividade permanecendo o mesmo – o capital aumentado é investido em um novo ciclo de reciclagem em mais matéria-prima, energia e assim por diante.

Um processo vazio, autorreferencial e cego

Assim, o “business as usual” capitalista já se assemelha a um processo de queimar mais e mais recursos. Segundo sua própria lei de pulsão, o capital tem que “queimar” quantidades cada vez maiores de energia e matéria-prima para manter seu movimento de acumulação – até atingir seu “limite externo”, que consiste na finitude dos recursos do planeta. A compulsão ao crescimento desse sistema econômico resulta diretamente da natureza do capital.

Este processo “oco” e autorreferencial é cego para todas as consequências sociais ou ecológicas de sua atividade de exploração cada vez maior, pois desenvolve seu próprio dinamismo em sua forma de mudança de dinheiro via bens para mais dinheiro, mediado pelo mercado, em um nível social. Como é bem sabido, Karl Marx introduziu o conceito de “sujeito automático” para esse automovimento fetichista e social do capital em todos os seus estados agregados. Os recursos cada vez mais escassos deste mundo formam, portanto, o buraco cada vez mais estreito de uma agulha através da qual esse processo irracional e cego de utilização de capital tem que se espremer sob atritos cada vez maiores.

Este processo de queimar o mundo é alimentado de forma decisiva pelo nível de produtividade cada vez mais alto da economia capitalista mundial. À primeira vista parece absurdo, mas são precisamente os enormes aumentos de produtividade da produção capitalista tardia de mercadorias que contribuem significativamente para a escalada da crise ecológica. Uma vez que o trabalho assalariado forma a substância do capital, os aumentos permanentes na produtividade compelem o capitalismo tardio a levar ao extremo o desperdício “eficiente” de recursos e matérias-primas. No contexto da utilização do capital, os recursos e as matérias-primas são relevantes apenas como portadores de valor – isto é, de trabalho humano abstrato. Quanto maior a produtividade, menos o trabalho abstrato é reificado em uma determinada quantidade de mercadoria.

Se, por exemplo, um fabricante de veículos aumenta a produtividade em dez por cento ao apresentar um novo modelo de veículo, então ele também tem que realocar dez por cento mais carros para utilizar a mesma quantidade de valor pelo mesmo preço de produto – ou dispensar cada décimo trabalhador. Para manter o processo de realização de capital, mais bens devem ser produzidos e vendidos à medida que a produtividade aumenta. É por isso que se aplica o seguinte: quanto maior a produtividade da maquinaria industrial global, maior será sua fome de recursos, pois a massa de valor por unidade produzida tende a diminuir. Uma tentativa de introduzir um modo de produção que conserva os recursos na economia mundial capitalista é, portanto, impossível – equivaleria à destruição do capital.

Conclusão: O aumento da produtividade, que é realmente indispensável para a implementação de um método econômico de economia de recursos, atua como um acelerador de fogo no capitalismo, uma vez que aqui uma racionalidade funcionalista cega deve servir ao fim irracional em si mesmo de utilização ilimitada de capital, que se baseia em suas contradições crescentes.

Tomasz Konicz publicou o livro »Klimakiller Kapital. Como um sistema econômico destrói nossos meios de subsistência «, 360 p., Brochura, 20 €.

Nach oben scrollen