O VOLTE-FACE DE BIDEN: REGRESSO DO „CAPITALISTA GLOBAL IDEAL“?


Washington parece querer combater a catástrofe da Covid na periferia do sistema mundial com um papel mais forte do Estado
Tomasz Konicz, Telepolis, 10.05.2021


O Estado moderno, qualquer que seja a sua forma, é uma máquina essencialmente capitalista, o Estado dos capitalistas, o capitalista global ideal.
Friedrich Engels, MEW 19, p. 222, 1880


A Índia – além do Brasil [1] e do Nepal [2] – é actualmente um dos países particularmente atingidos pela pandemia, cujos sofrimentos toda a direita alemã [3] de pensadores transversais, ideólogos da conspiração [4] e „cépticos da pandemia“ tem de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ignorar, a fim de ainda conseguir manter as suas ilusões [5].
O Ministério da Saúde indiano [6] relatou recentemente mais de 412 000 novas infecções por dia – com 3980 mortes. O número de casos não comunicados no país, que se caracteriza por uma pobreza abjecta, é provavelmente bastante elevado, uma vez que os cuidados médicos são rudimentares, especialmente nas regiões rurais da Índia. Muitas pessoas adoecem e morrem devido ao vírus sem serem registadas pelas estatísticas.
Entretanto, a escassez de lenha [7] está a ocorrer nos grandes centros devido ao aumento de incinerações dos mortos. Como os crematórios da Índia [8] há muito que atingiram o limite, as vítimas de pandemia são por vezes cremadas em lugares abertos, tais como parques de estacionamento [9].


Corrida contra o tempo
Com a propagação explosiva da pandemia na Índia, as variantes do vírus estão a surgir em maior número, à semelhança da situação no Brasil, [10] aumentando o risco de taxas de infecção e mortalidade mais elevadas. Mais importante ainda, o aumento das mutações do vírus poderá fazer com que as vacinas existentes percam a sua eficácia com as novas variantes.
A variante Covid B.1.617 originária da Índia já foi classificada como „preocupante“ pelo governo britânico [11] por suspeita de ser mais contagiosa e também de reinfectar tanto os indivíduos vacinados como os recuperados.
O tempo é essencial na campanha global de vacinação, uma vez que apenas cerca de 8% da população mundial está actualmente vacinada e, consequentemente, o vírus pode continuar a sofrer mutações devido à pressão evolutiva. Com efeito, é uma corrida [12] contra a formação de novos mutantes virais cuja eventual resistência inutilizaria os milhares de milhões investidos [13] no desenvolvimento de vacinas.
Os „mercados“ capitalistas, incluindo a famosa indústria farmacêutica, falharam [14] durante anos na investigação e produção de vacinas, porque isso não era suficientemente rentável. Consequentemente, após o surto da pandemia, os Estados tiveram de avançar com muitos milhares de milhões, que foram lançados na indústria farmacêutica sob a forma de despesas de investigação, subsídios e contratos de fornecimento exclusivos e secretos.
O póquer das patentes
Ora os países e regiões particularmente atingidos na periferia do sistema capitalista mundial estão a actuar como focos de novas variantes do vírus – precisamente devido à política pandémica dos centros até aqui. O ritmo global lento da vacinação deve-se em grande parte à recusa dos países do centro [15], até agora, de aceitarem retirar a protecção de patentes às „suas“ empresas farmacêuticas.
Não só a indústria farmacêutica foi inundada com milhares de milhões após o surto pandémico para compensar os anos de negligência na investigação de vacinas, como também se esperava que gerasse lucros extra através da protecção das patentes das vacinas pesquisadas em grande parte com o dinheiro dos contribuintes.
Isto – ao subutilizar a capacidade global de fabrico de vacinas e ao não divulgar os resultados da investigação – está a atrasar a campanha global de vacinação, de modo que a vacinação em massa não pode ser implementada em muitos países do Sul global até 2022 ou 2023. Muito tempo para que o vírus desenvolva mais variantes, possivelmente resistentes. Os lucros farmacêuticos eram obviamente mais importantes para a classe política nos centros do sistema mundial do que as vidas humanas na periferia e uma luta global eficiente contra a pandemia.
As disputas globais sobre a libertação de patentes das vacinas aqueceram a partir de Outubro de 2020, quando a Índia e a África do Sul apresentaram um pedido à Organização Mundial do Comércio (OMC) [16] solicitando a suspensão dos direitos de patente pelos Estados no contexto da pandemia de Covid-19.
Concretamente, trata-se de modificar as disposições relevantes do tratado TRIPS [17] da OMC (Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights), negociado durante o auge do neoliberalismo entre 1986 e 1994, que procura conciliar as medidas de protecção da „propriedade intelectual“ com os requisitos de maximização do comércio global sem entraves.
O volte-face de Biden
Até agora, todos os países industrializados com fortes lobbies farmacêuticos se recusaram a ceder às exigências de suspensão do regime de patentes, enquanto mais de uma centena de países em desenvolvimento e emergentes aderiram à iniciativa da Índia e da África do Sul – até agora. Entretanto, o recente e espectacular volte-face [18] da administração dos EUA sob a direcção de Joe Biden parece estar a mudar fundamentalmente as linhas da frente nestas disputas.
A decisão da administração Biden de concordar com o levantamento da protecção de patentes das vacinas no contexto do controlo da pandemia foi tomada em resposta às correspondentes exigências [19] de mais de 100 países em desenvolvimento e emergentes, bem como à crescente pressão do Partido Democrata, explicou a agência noticiosa Reuters. Mas, ao mesmo tempo, esta mudança de rumo tinha „irritado as empresas farmacêuticas“.
De facto, as acções de muitas empresas farmacêuticas caíram a pique nas bolsas [20] após o volte-face de Washington ter sido anunciado, enquanto grupos de lobby alertaram para uma política mal orientada [21] pelo presidente dos EUA. Pelo contrário, o senador socialista norte-americano Bernie Sanders, o mais feroz rival de esquerda de Biden durante a campanha das primárias, saudou a decisão, caracterizando-a como de „razão e moral“.
Merkel sob pressão, Alemanha como „Estado pária“ da política pandémica
Katherine Tai, responsável pelas questões comerciais na administração Biden, disse na quarta-feira passada [22] que a sua administração continua „a defender uma forte protecção da propriedade intelectual“, mas o mundo está em „circunstâncias extraordinárias“ devido à pandemia, tornando necessária uma suspensão de patentes para acabar rapidamente com a pandemia.
A suspensão temporária da protecção de patentes para as vacinas Covid-19 permitiria às empresas de todo o mundo fabricar as vacinas sem royalties, levando a uma utilização da capacidade de fabrico global e a uma expansão maciça da produção de vacinas, e por fim a uma aceleração radical da campanha de vacinação.
Entretanto, a decisão da administração Biden de suspender a protecção de patentes para as vacinas Coronavírus (e pôr em risco os lucros extra da indústria farmacêutica americana relacionados com a pandemia) é motivada não pela moralidade ou pela razão, mas por interesses objectivos. Com esta surpreendente decisão, Washington sustenta a sua pretensão de liderança global e duma posição hegemónica dentro do sistema da aliança ocidental, explicaram os media americanos pouco depois do seu anúncio, rompendo assim a Casa Branca com o nacionalismo e o isolacionismo da administração Trump.
Foi uma „decisão sobre a liderança global da América“, explicou o USA-Today [23]. Spiegel-Online, o maior portal de notícias da Alemanha, disse mesmo que os Estados Unidos estavam „a ressurgir como uma potência líder na luta pelo bem no mundo“.
Com esta mudança de rumo, os Estados Unidos estão, por um lado, a ganhar simpatia na periferia do sistema mundial, e ao mesmo tempo a colocar sob pressão os concorrentes ocidentais na luta pela hegemonia – especialmente a Alemanha [24]. Em Berlim, onde este volte-face de Washington encontra resistência, o governo alemão sentiu-se obrigado a fazer uma declaração pública criticando a abolição da protecção de patentes pretendida por Washington [25], uma vez que isso levaria a „sérias complicações“.
Isto coloca Berlim no papel de „Estado pária“ da política pandémica, sabotando a luta contra a pandemia em nome do vil interesse do lucro, enquanto os Estados Unidos parecem estar orientados para o bem comum global. A diferença dificilmente poderia ser maior: Enquanto Biden está a enfrentar a sua indústria farmacêutica, Angela Merkel é a primeira a telefonar aos patrões da indústria farmacêutica [26] para coordenar novas acções face ao avanço dos EUA.
O interesse do Estado por detrás da manobra de Biden
Mas o volte-face da política de Washington em matéria de pandemia deve-se a mais do que um mero golpe de relações públicas concebido para sustentar as ambições renovadas da liderança global dos EUA. A Casa Branca está também preocupada com os interesses do Estado, tal como claramente definidos por Karl Marx e Friedrich Engels no conceito de „capitalista global ideal“.
Pois o Estado não é simplesmente um órgão executivo de interesses de lucro parciais de associações empresariais ou grandes empresas, mas actua como um factor de poder independente que é suposto garantir a estabilidade de todo o sistema capitalista, que tende a ser instável devido à sua contraditória dinâmica de valorização.
Isto não diz respeito apenas à sua função repressiva contra movimentos genuinamente oposicionistas [27]. O Estado também actua „estrategicamente“ como uma instituição reguladora necessária face ao mercado capitalista, cujos sujeitos não conhecem outro interesse que não seja o da maior valorização possível do capital.
Neste contexto, o Estado também pode agir explicitamente contra os interesses de grupos individuais de capital ou de lobbies económicos, assim que estes ponham em perigo a continuação da existência do sistema como um todo – o Estado, como „capitalista global ideal“, deve ter em mente o interesse geral do sistema, uma vez que mesmo os capitalistas mais poderosos não estão em posição de o fazer.
Esta constelação ocorre especialmente no caso das patentes das vacinas, uma vez que a propagação descontrolada e as variantes do vírus têm de ser evitadas a todo o custo pelas elites funcionais políticas devido aos custos horrendos dos confinamentos que ascendem a biliões – mesmo que os lucros extra da indústria farmacêutica provavelmente vão receber pagamentos de compensação parciais de qualquer modo.
A pandemia não será ultrapassada mesmo nos centros do sistema mundial enquanto não for ultrapassada em toda a parte, uma vez que as variantes da periferia, que podem desenvolver resistências, também põem novamente em perigo a „economia“, ou seja, o laboriosamente reiniciado processo de valorização nos centros. As acções da administração Biden não têm assim nada a ver com „moral“ e pouco têm a ver com „relações públicas“. Ela é principalmente movida pela tentativa de estabilizar o cada vez mais instável sistema mundial do capitalismo tardio através da intervenção do Estado.
O „capitalista global idealista“ recentemente entrado na Casa Branca formula um interesse capitalista global que impõe contra interesses particulares da indústria farmacêutica – mesmo que um Bill Gates, alucinadamente considerado pelos „pensadores transversais“ e ideólogos da conspiração de direita alemães [28] como chefe de uma „conspiração vacinista“, se pronuncie contra a suspensão das patentes [29].
Onde leva a execução cega das instruções da economia pelas elites políticas é o que se vê no exemplo da indústria automóvel alemã [30], que durante anos fez Berlim torpedear o aumento dos limites de CO2 a nível europeu devido aos interesses de lucro a curto prazo – os motores de combustíveis fósseis „Made in Germany“ são extremamente rentáveis. Uma vez que Merkel agiu como o braço político da indústria automóvel nesta questão, as empresas automobilísticas alemãs não tiveram a pressão necessária para inovar, tendo ficado para trás em sistemas de propulsão alternativos.
O papel do Estado como „capitalista global ideal“ foi de facto esquecido nas últimas décadas neoliberais, uma vez que, devido à crise, serviu cada vez mais apenas como presa de poderosos lobbies e facções do capital e dificilmente foi capaz de cumprir esta „função estabilizadora“ em grau suficiente.
De certa forma, Biden está a tentar regressar à „normalidade“ capitalista que prevaleceu antes do período de estagflação dos anos 70 e do avanço do neoliberalismo nos anos 80 [31] – um empreendimento que, tendo em conta os extremos do endividamento e da emissão monetária de Washington [32], ele próprio assenta numa base extremamente instável.

Original ‚Bidens Kehrwende: Rückkehr des ‘ideellen Gesamtkapitalisten’?” in Telepolis 10.05.2021. Tradução de Boaventura Antunes

Nach oben scrollen